Como assim? Ainda estamos em setembro!!!

Pois é, amigos, estamos no mês-chave para quem ainda quer alguma reforma em tempo hábil para as festas de fim-de-ano. À partir de agora começam as promoções, os feirões, a queima de estoque nas lojas de móveis e decoração… mas começa também a correria em busca de mão-de-obra especializada para pequenos (ou grandes) reparos.
Sabemos que, nos últimos três meses do ano, é quase impossível se conseguir mão-de-obra para os serviços e, pior ainda, quem deixa tudo para a última hora corre o risco de passar Natal de “sala vazia”.
Abaixo alguns prazos dados pelas empresas para entrega de material/mobiliário, para você começar a se organizar e evitar surpresas desagradáveis com o móvel que não chega, as persianas que não são instaladas, os vidros que não ficaram prontos… Enfim, isso e tantos outros contratempos decorrentes da correria de final de ano.
Móveis Planejados
Como o próprio nome diz, precisa de tempo para ser planejado e executado a contento. Com o advento das mudanças que muitas pessoas querem fazer nesse período, as fábricas ficam lotadas de pedidos e precisam estender seus prazos que antes era de até 45 dias para 60 dias ou mais. Isso vale também para marcenarias.
Móveis Soltos
Geralmente esses móveis tem pronta-entrega no período normal do ano, contudo devemos atentar que nessa época as pessoas tendem a se dirigir mais às lojas em busca de algo que encaixe na decoração e, de preferência, possa ser levado no mesmo dia para casa. Sendo assim, esses também começam a exigir tempo para chegada de novos itens, de padronagens e acabamentos diferentes. Isso leva de 30 a 45 dias, dependendo da fábrica que terceiriza os padrões, montagem, etc.
Estofadores
E quando se quer apenas renovar a cara das cadeiras e estofados, ou complementar os ambientes com puffs e almofadas? Daí, além de torcer que tenham tecidos pronta-entrega, ou com prazo máximo de 30 dias para chegar, entramos no quesito mão-de-obra.
Não por acaso as pessoas buscam o serviço dos estofadores, por achar esse recurso mais econômico e rápido, esquecendo-se que nessa fase todos pensam exatamente a mesma coisa o que sobrecarrega o pessoal de encomendas que eles acabam pegando, porém nem sempre dando conta de finalizar a tempo. Infelizmente a demanda aumenta, mas o serviço não acompanha.
Mão-de-obra em geral
Nem precisa dizer que pintores, eletricistas e pedreiros são muito requisitados nessa época do ano e que, se já é difícil encontrarmos mão-de-obra qualificada nos demais meses, se chegarmos atrasados nos meses que antecedem o Natal, teremos grandes chances de nos frustar com a escassez de profissionais ou, pior, com serviço mal feito e mal acabado.
Além dos itens relacionados acima, temos ainda as encomendas de material de decoração: Cortinas, persianas, papéis de parede que, no geral, atendem num prazo de 30 dias entre entrega e instalação. Nesses meses finais o prazo pode dobrar, além do que os agendamentos de montagens ficam apertados, gerando dor-de-cabeça e estresse.
A saída ainda é o planejamento. Já dissemos aqui e aqui que o planejamento minimiza, e muito, esses transtornos. A hora de contratar um profissional de design não é quando os pedreiros já estão dentro da obra, ou quando já se começou a reforma e faltaram pessoas capacitadas para concluir ou apresentar soluções. Assim como o material e a mão-de-obra especializada, o designer deve ser consultado antes de tudo, para que, de posse de projeto e cronograma estruturado, possa dar suporte em todas as etapas da obra à decoração, deixando para você somente a preocupação com a escolha da roupa e dos pratos para a ceia!
Não perca tempo! Contate-nos hoje mesmo!
Categorias: Dicas

3 Comentários para “Chegou o Natal!

  • Andréa Granja no dia escreveu:

    Oi Erica,

    o Natal já está aí! Um pulo!!!

    E é a hora mesmo de quem quer dar uma mudada na casa, colocar as mãos à obra!!!

    Beijocas,

    @AndreaGranja
    http://www.soumaisminhacasa.blogspot.com

    Responder

  • Cristina Gonzaga no dia escreveu:

    É isso mesmo!
    Se você realmente quer que sua casa fique linda para o Natal, não pode deixar para o mês que vem não. A hora é essa. Ninguém merece ficar com o projeto pela metade nas festas de fim de ano. Contrate agora mesmo um profissional para ajudá-lo e prepare-se para os elogios!!

    Responder

  • Elza Carrara no dia escreveu:

    Oi Érica,
    Obrigada pela visitinha, seja bem vinda sempre 🙂
    Eu amo o Natal. Tem uma loja aqui de utensílios de cozinha aqui na cidade, que já fez uma decoração lilás linda de natal, daí que me “caíu a ficha”: o natal está chegando!
    bjs.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *