Esses últimos dias foram de atualização e aprendizagem na Feira do Empreendedor, evento referência para quantos tem ou desejam ter seu próprio negócio conhecerem mais sobre o mercado e as tendências do mundo corporativo.

20151119_164540

Foram dias de palestras, oficinas e troca de informações que só nos enriquecem os conhecimentos e despertam o empreendedor às vezes adormecido em muitos.

Muito bom ver o SEBRAE, em parceria com empresas como a VALE, oportunizando grupos de pessoas a viverem de seu trabalho manual, como é o caso da Cooperativa COOPVILA, situada em bairro periférico de São Luís, que recebe madeira que iria para o lixo das empresas e a transforma em obras de arte.

móveis sustentáveis

Composta hoje por 15 pessoas a COOPVILA existe há dois anos, funcionando em um galpão emprestado pelo DNIT, e recebe doações das empresas de madeiras como pínus e eucalipto, além de pallets que iriam para o lixo e hoje são aproveitadas para a fabricação de móveis e peças para construção, além de serem usadas para a fabricação de carvão, primeira atividade do grupo.

SEBRAE_COOPVILA

Com o auxílio do SEBRAE que dá suporte na área de consultoria de gestão, cooperativismo e apoio de logística , esse mesmo grupo que inicialmente só produzia carvão, hoje recebe também treinamento com um consultor da área de design, Iderlan Macedo, que põe a mão na massa para trazer à tona peças artesanais e capacitar a comunidade a reproduzi-las e oferecê-las ao mercado.

SEBRAE-Feira do empreendedor


SEBRAE-sustentabilidade

A VALE, representada no evento pelo Gerente de Relações Institucionais, Dorgival Pereira, forneceu além do maquinário, o forno e o galpão onde está sendo construída a nova sede da COOPVILA.

Toda a matéria-prima é doada pelas empresas parceiras e a ampliação do espaço já está sendo custeada com o retorno das vendas dos produtos da própria cooperativa.

Érica Rocha_Dorgival Pereira -VALE

Estavam expostos na feira alguns produtos como mesas, bancos, puffs e nichos fabricados pela cooperativa. Objetos esses simples que atraíram os visitantes pelo acabamento primoroso e preço acessível.

puff de residuos

Como o maquinário é simples, condizente com o número e habilidade ainda incipiente das pessoas beneficiadas pelo projeto, a produção é pequena e a cooperativa não consegue absorver todo material que é cedido pelas 17 empresas parceiras da Vale, devido também ao forno que só consegue produzir 14m³ de carvão por semana. Sendo assim ainda sobram resíduos que são doados para as olarias, para que obtenham seu aproveitamento total.

Para nós que trabalhamos com design, e apoiamos iniciativas como estas, é um prazer divulgar essas ações que promovem o homem e estimulam a sustentabilidade.

Nem preciso dizer que já estou ansiosa para visitar a cooperativa com alguns projetinhos para serem executados pela comunidade! Ideias não faltam! Aguardem!

Abraço e boa semana.

0 Comentários para “Iniciativas sustentáveis – Nós apoiamos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *