Quando o assunto é bancada de cozinha e banheiro, a escolha dos acabamentos está na lista dos “problemas” mais difíceis de resolver, principalmente se você está iniciando nessa aventura de construir ou reformar. As ofertas são inúmeras: granito, mármore, Silestone, Dekton, Nanoglass e por aí vai!

Por isso exigem pesquisa e o mínimo de conhecimento para o tiro não sair pela culatra, afinal o que queremos mesmo é sair satisfeito com o resultado final, certo?

Muitas coisas pesam na escolha desses itens, desde o apelo visual e estético, a resistência, a usabilidade e um item bem importante: o custo disso tudo!

Você sabe a diferença deles? Sabe quando usar o granito em vez do mármore? O porquê do Silestone e o Corian terem um custo mais alto? A diferença do Limestone para o Silestone?

Bem, para sanar um pouco essa enxurrada de dúvidas, fizemos um apanhado de informações que vão te ajudar na hora de decidir. Vamos lá conhecê-las?

 

MÁRMORE

fonte: Pinterest

Do grupo das pedras naturais, o mármore é bem conhecido como material clássico e elegante, mas também como material poroso e com baixa resistência ao tráfego intenso, no caso de uso em pisos; além disso tem veios pronunciados, desenhos homogêneos e possui uma boa gama de cores  e texturas.

É indicado principalmente para uso interno, com exceção de bancadas de cozinha por ter um alto grau de absorção de líquidos e outras substâncias que podem mudar seu aspecto, e para uso externo devidamente protegido dos raios solares, pois podem mudar a tonalidade com a exposição ao sol.

O mármore é um material leve, com baixa resistência a abrasão e que requer cuidados por conta da sua suscetibilidade.

 

GRANITO

2

Outra pedra natural bem conhecida e bastante abundante no Brasil é o granito.

Material mais resistente que o mármore, mas também com aspecto mais granulado, pode ser usado em áreas internas e externas, inclusive nas mais úmidas como as bancadas de cozinha, por ser um material com baixa porosidade e portanto baixa absorção de líquidos.

É ainda resistente à abrasão e a impacto, podendo ser utilizado em áreas de grande tráfego.

Possui uma boa gama de cores, porém todos com o aspecto mais granulado com presença de “pontinhos pretos” na sua aparência e, por ser facilmente encontrado na natureza, tem um custo mais acessível também.

 

LIMESTONE

Fonte: Pinterest

Também do grupo das pedras naturais, o Limestone tem as mesmas características do mármore mas consegue ser ainda mais poroso e delicado, com pouca resistência à abrasão, riscos e impacto.

Assim como o mármore, tem a apresentação mais homogênea mas requer bastante cuidado.

Precisa ficar longe de ambientes muito úmidos, substâncias como café, azeite, vinho, sumo de limão… nem preciso dizer que para bancada de cozinha ele pode ser repensado, né?

Dá para usar em revestimento de parede, mesas, balcões, pisos e bancadas onde não requeira tanto cuidado com a exposição a agentes externos e abrasivos.

 

MARMOGLASS E NANOGLASS

MARMOGLASS

Não, eles não são “a mesma coisa” como muita gente pensa. Apesar de suas características serem bem parecidas, na verdade o Nanoglass é uma variação melhorada do Marmoglass.

Ambos são feitos de pó de vidro e pó de mármore e tem como cor única o branco; no entanto, graças à nanotecnologia e o uso de resina agregada ao vidro, o Nanoglass é mais branco e não possui a formação de bolhas de ar, comuns na fabricação do Marmoglass.

Ambos são altamente resistentes a riscos, impacto e desgastes. Podem ser usadas em ambientes internos e externos e aplicados em paredes, pisos e bancadas, inclusive de cozinha por possuir baixa absorção de líquido

A única ressalva a ser observada é a exposição a altas temperaturas o que pode danificar o material, causando manchas e até rachaduras.

Muita atenção a isso caso você opte por eles na cozinha. Nada de panela quente em cima!!

Nanoglass

 

SILESTONE

SILESTONE

Ainda da família dos industrializados, composto basicamente de quartzo natural e resina de poliéster, o Silestone é um material bem versátil podendo ser usado principalmente em ambientes internos ou externos protegidos dos raios solares tais como bancadas, paredes, móveis, pisos.

Além de ter uma vasta gama de cores, tem a propriedade de ser antibacteriano. Ponto para a limpeza e higiene de ambientes como as nossas cozinhas, hein!?

Ao contrário do que alguns pensam, o Silestone é bastante resistente a impacto, abrasão e riscos e tem um grau de absorção de líquidos muito baixo. Cuidado apenas com temperaturas acima de 250ºC.

Todas essas características, porém, tem um preço (justo, é verdade!) e que precisa ser avaliado, visto custar um pouco mais caro que os citados anteriormente.

 

DEKTON

7

Alguém falou em custo benefício aí!?

Pois bem, o Dekton tem um custo ainda mais elevado que o Silestone, mas também apresenta todas as características do mesmo, no que diz respeito à resistência, baixa absorção de líquidos (quase nenhuma!) e ainda traz um plus: suporta altas temperaturas, podendo ser usado livremente em áreas externas, inclusive para revestir piscinas!

Pode ser usado ainda em móveis, pisos, fachadas, bancadas e possui vários acabamentos e cores.

Tudo bem que não é antibacteriano, mas quem tá ligando pra isso!? Hehe

 

CORIAN

corian

Ai, ai! Já posso dizer que esse é meu preferido!?

Claro que depende do caso, né? Mas vamos combinar que ter uma peça que pode se moldar ao nosso bel prazer é o sonho de qualquer profissional, né não?

Pois bem, o Corian além de ser extremamente resistente a riscos, desgastes e abrasão, tem baixíssima absorção de líquidos e é altamente moldável. Sem contar que suas emendas são praticamente imperceptíveis.

Tudo bem que, por possuir resina na sua composição, ele não aceita bem o calor em excesso podendo amarelar ou perder brilho mas a boa notícia é que pode ser recuperado facilmente. É ou não é pra amar?

corian

Então é isso, gente!

Quem ainda tem dúvida aí sobre esses queridos?

Espero ter ajudado a diminuí-las ou eliminá-las!

Aproveita que agora você é um expert e compartilha com os amigos essas informações.

Ah! E se tiver mais dúvidas ou algum comentário, estamos aguardando ansiosos.

Beijo e até mais!

Categorias: Dicas

0 Comentários para “Silestone? Mármore? Granito…??? Escolha certo aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *