Se tem uma pergunta que tenho ouvido bastante ultimamente é: O que é porcelanato líquido? E agregado a esta pergunta vêm muitas outras questões tais como de que é feito, se é resistente, como é aplicado… e por aí vai.

Então o post de hoje é para explicar o que todo mundo quer saber dessa “novidade” do mercado dos acabamentos de piso.

Primeiramente gostaria de explicar que o porcelanato líquido é um piso feito de resina. Até aí tudo bem, mas já existia um piso no mercado que também é monolítico, com acabamento homogêneo feito de resina, que é o piso autonivelante e que tem sido chamado de porcelanato líquido, embora seja diferente.

Sendo assim resolvi falar dos dois produtos, suas características e diferenças para acabar com essa intriga! rsrs

Como disse, os dois são feitos com resina porém um é feito de resina de poliuretano (porcelanato líquido) e o outro de resina epóxi (piso autonivelante). A partir daí as diferenças se desdobram, desde a maneira em que são assentados até sua apresentação.

Vamos às particularidades de cada um, então?

PORCELANATO LÍQUIDO

Esse piso é composto de resina de poliuretano (tipo de polímero termoplástico).

A aplicação é feita com rolo, tipo o de pintura, sobre uma superfície previamente nivelada.

aplicar porcelanato liquido

O nome porcelanato líquido se dá devido ao acabamento brilhante que lembra o porcelanato polido e possui três cores disponíveis: branco, bege e cinza.

É resistente a riscos e choques térmicos principalmente.

Pode ser usado em áreas internas e externas, inclusive em áreas molhadas.

cores poliuretano

 

PISO AUTONIVELANTE

Este piso é composto de resina epóxi, altamente resistente.

É aplicado espalhando a camada líquida sobre o piso existente, nivelando-o automaticamente, portanto pode ser aplicado sobre superfícies irregulares como pedra, cimento e cerâmicas sem nivelamento prévio. Além disso a espessura é mínima, de 1 a 3mm.

aplicação resina epóxi

Também possui acabamento brilhante porém pode ser feito em várias cores e com desenhos 3D, texturas e composições diversas.

cores resina epóxi

imitando mármore

cores desenhos

É bastante resistente química e mecanicamente. Não acumula sujeira e é bem fácil de limpar, sendo amplamente indicado para ambientes como hospitais, laboratórios e alimentícios.

Deve ser usado, preferencialmente, em áreas internas.

Ok, ok! Agora tenho certeza que você já entendeu direitinho quem é quem e onde deve ser aplicado. Aproveita e compartilha essas informações com seus amigos.

Ah! Tenho aqui dois vídeos que encontrei mostrando a aplicação do primeiro (à base de poliuretano) e do segundo (à base de epóxi) para ajudar você a tirar mais algumas dúvidas que porventura possam ter ficado.

Beijo e até a próxima!

Categorias: Arquitetura, Dicas

0 Comentários para “Porcelanato Líquido: O que é isso? Vem saber!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *